sábado, 30 de julho de 2011

Segundo dia de Oficina de Elaboração de Projetos

Texto: Bárbara Ramos
Imagens: Bella Tymburibá



A Oficina de Elaboração de Projetos foi ministrada por Roberta Henriques, agente de sustentabilidade de projetos do Coletivo Pegada de Belo Horizonte.

Durante os debates, foi percebida a grande preocupação dos particiantes quanto a atuação da classe artística local e os abismos existentes dentro dela. Esse distanciamento dentre o grupo vem impedir grande parte da produção cultural local, assim discutiram sobre formas de provocar um estreitamento das relações da classe;consequentemente promovendo a valorização da coletividade de trabalho e viabilidade e interação da produção cultural da cidade.

O objetivo da oficina é “clarear” a visão dos interessados quanto a viabilidade de um projeto cultural; o que para alguns parecia algo tão distante, foi se tornando próximo e sólido no decorrer da oficina, tão sólido e simples que resultado foi o planejamento de um evento que promoverá a aproximação da classe empresarial local com a classe artística e agentes culturais. O objetivo é mostrar aos empresários os benefícios dos investimentos em produtos culturais, sejam por leis fiscais ou investimentos diretos. E, eis a palavra-chave, cultura é investimento social e econômico! Um investimento que traz resultados concretos e coletivos, pois além de beneficiar o empresariado dando uma nova roupagem à imagem de sua empresa, traz para a cidade a oportunidade da valorização dos talentos locais, turismo e fluxo da economia local; dentre outros inúmeros benefícios que a realização de projetos culturais podem alavancar dentro de uma cidade. Um exemplo próximo de mudanças de comportamento e consumo é o próprio Festival Gramophone, que além de abraçar bandas musicais e artistas do cenário independente oferece para o público da cidade uma programação rica e diversa em conteúdos culturais.

O projeto/evento planejado na oficina já possui todo um cronograma de execução, e pela empolgação, dedicação e competência dos participantes, o evento sairá do papel logo, logo. A Oficina de Elaboração de Projetos realizada no Casarão, foi tão rica para a faminta demanda setelagoana que gerou um embrião que será de serventia incisiva para o mercado cultural local! Aguardamos ansiosos por este nascimento!

Confiram as imagens!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Coletivo Colcheia agradece pelo seu comentário