Programação



Veja a programação completa do Festival Gramophone 2012. De mesa de debates e oficinas a shows no Opinião Pub e na Praça Tiradentes, uma extensa programação vai tomar conta desta terceira edição do evento.

Quinta-feira (25/10)

14h - Oficina de Cobertura Colaborativa
Local: Centro Cultural Nhô Quim Drummond (Casarão)
Inscrições em breve neste blog
Gratuito

19h - Oficina de Gestão de Carreiras
Local: Centro Cultural Nhô Quim Drummond (Casarão)
Gratuito

Sexta-feira (26/10)

14h - Oficina de Cobertura Colaborativa
Local: Centro Cultural Nhô Quim Drummond (Casarão)
Gratuito

19h - Oficina de Gestão de Carreiras
Local: Centro Nhô Quim Drummond (Casarão)
Gratuito

23h -  Shows
Local: Opinião Pub

Foto: Nicolle Vieira
Soldado Marimbondo
Quando se ouve Soldado Marimbondo o céu se abre e as nuvens carregadas se esvaem. É possível perceber nuances diversas de Rock, Blues, Soul e Folk e ver que os três caras responsáveis pelo som se dedicam e conseguem fazer um trabalho coerente, direto e sincero.

Concebida em 2010 na cidade de Umuarama/PR por Thiago Juliani (guitarra e vocal), a vida, o universo e tudo mais conspirou para que o gajo encontrasse os braços definitivos da banda em Minas. Fred Calazans e Rafael Piazzi adicionam à bateria e ao baixo, respectivamente, a personalidade que deu ao Soldado Marimbondo um fôlego que deve durar por um bom tempo.
Em 2012, o trio lança seu novo site, novo single, seu segundo EP com 6 músicas e se lançam na estrada, iluminando os caminhos do novo rock nacional. Tome nota: Soldado Marimbondo. Você ainda vai ouvir muito.


Fusile
Formada em 2007 o Fusile faz uma mistura exótica de estilos musicais e idiomas, que podem ser descrita como rock com influências evidentes de música tropical. Com uma performance ao vivo contagiante o Fusile tem se destacado como um dos nomes promissores do novo rock  do Brasil.
Foto: Marina Abadjieff

A banda lançou no segundo semestre de 2010 o primeiro EP da trilogia intitulada "The Coconut Revolution", nome inspirado na luta pela independência do povo da ilha de Bougainville em Papua Nova-Guiné. 



O EP está disponível para download gratuito no www.fusile.com.br . A banda preparasse para lançar o segundo EP ainda em 2012. O disco já está gravado e será mixado por Stanley Soares, engenheiro de som da banda Sepultura. Stanley também gravou e produziu o disco.
 O primeiro Single do próximo EP "Boom Boom" já  foi lançado em junho de 2012 e pode ser ouvido no endereço http://soundcloud.com/fusile/boom-boom
A banda já produziu dois clipes, "Blue Blood", que teve lançamento exclusivo da MTV Brasil e " Combat Samba" ,  lançado em maio de 2012 que  assim como o primeiro foi dirigido por Shairon Lacerda e Hudson Viana.





Sábado (27/10)

14h - Oficina de fotografia
Em parceira com o Colméia - Creative Photo Studio
Local: Centro Cultural Nhô Quim Drummond (Casarão)
Gratuito

14h - Oficina "Para Guardar"
Ministrado pelo artista plástico Felipe Godoy
Local: Centro Cultural Nhô Quim Drummond
Gratuito

16h - Mesa de debate
"Utilização das mídias sociais para formação de redes na Mobilização para a causa ambiental"
Em parceira com a ONG Adesa
Local: Centro Cultural Nhô Quim Drummond
Gratuito

23h - Shows
Local: Opinião Pub

Élson da Terra
O louco, o místico, o enérgico. El'son volta aos palcos do Gramophone para mostrar novamente seu repertório de músicas próprias. Energia! Prepare-se. Afinal foi exatamente no dia 11/11/11, 
EL´son daTerra lança o seu novo cd de músicas próprias, intitulado "777 o Cristo Cósmico". O novo trabalho de grande qualidade sonora nos traz a continuidade de temas transcendentais, dando-nos novas formas de interpretarmos nossas potênçias interiores, guitarras, efeitos, grimórios e muita magia neste novo trabalho .


Vivendo do Ócio
Foto: Ricardo Calabro
Em meados da primeira década do século XXI, das ruas históricas do Pelourinho, nasce do tempo livre de dois amigos que faziam rock sem pensar em nada mais além do que se divertir: a Vivendo do Ócio. Jajá Cardoso (vocal e guitarra), Luca Bori (baixo e vocais), Davide Bori (guitarra) e Dieguito Reis (bateria) começaram em 2006 tocando nas casas de show do boêmio bairro do Rio Vermelho, Salvador, Bahia. 
Com produção de Rafael Ramos, lançaram seu primeiro disco “Nem Sempre Tão Normal” (Deck/2009) e, concorrendo com milhares de artistas. 
Atualmente com o disco O Pensamento é um Ímã a Vivendo do Ócio foi indicada ao VMB novos, ganharam o prêmio “Aposta” no VMB MTV 2009, e em 2012 em duas categorias: Melhor Disco e Melhor Música, com o single “Nostalgia”. Com muita atitude e apostando nas raízes do rock brasileiro a Vivendo do Ócio vai ganhando espaço entre as grandes bandas e não se espante se esse for um dos grandes discos de 2012.

Domingo (28/10)

Shows
Local: Praça Tiradentes
Gratuito

DJ Amplis


DJ Amplis, também conhecido como Alfredo Souza, é residente das festas Rifferama (Rock dançante/ A Obra) e Discothèque (Dance music/dDuck Club) em Belo Horizonte. Faz a mixtape Friday Mixes para o blog OhMyRock.net. Já tocou ao lado de grandes nomes da música eletrônica nacional como The Twelves, Database e Digitária, além de discotecar fechando o show do The Kills (Rio, 2011). O gajo também tem a banda de música eletrônica Datamosh, juntamente com os amigos Fred e Gaz.





Absinto Muito
Uma dose psicodélica do mais puro Rock’n’Roll. A Absinto Muito traz um som transcendental que, combinado ao seu visual transmite uma sensação singular , perdida no tempo. Uma experiência que convida o ouvinte a um momento sensorial, abrindo espaço para muita improvisação e liberdade de ambos os lados. 
A banda oferece uma catarse de sensações únicas, aberta para quem estiver disposto a se entregar.
A Absinto é um clássico power trio fortemente influenciado pelos anos 60 e 70, que através de uma formação simples de guitarra(Renato), bateria (André), baixo (Vitor) e vocal (Godoy), traduz para português brasileiro o movimento rebelde e livre da juventude de 69, vivenciando a antropofagia.
A banda passeia pelo tropicalismo do Brasil e pelos campos hippies de Woodstock, trazendo amor e ousadia em suas composições e versões. Um encontro entre Hendrix, Mutantes e Zeppelin, culminando em uma sonoridade atual e nostálgica.




Zvook
Foto: Carol Corrêa
Um power trio que decidiu juntar para tocar, sem pensar em qualquer estilo. Por afinidade, as músicas saíram naturalmente, em ensaios, que moldaram os arranjos de cada composição. Misturam em suas composições influências como Clube da Esquina e Radiohead. Depois de um ano, o trio se prepara para lançar seu primeiro EP, com seis músicas autorais. 

O nome é inspirado no filme de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica (A Clokwork Orange), que em Nadsat quer dizer SOM.



Marcella The Post-Modern
Projeto experimental inspirado na musica instrumental e na dança contemporânea. Tem como proposta de trabalho a improvisação.

Marcella the Post Modern não quer reinventar a musica, nem a dança, tão pouco criar um novo estilo. A intenção não é buscar um enquadramento, mas sim a liberdade de criação momentânea, espontânea. 
Portanto cada apresentação é únicas e surpreendente, que se organiza através da intensa descarga emocional dos participantes.

Marcella é uma criança que age pelo instinto do prazer , não busca explicar o mundo e sim senti-lo.

Dead Lover's Twisted Heart
Foto por Luan Barros

Poucos dariam crédito a realeza de nossa Graceland do Itapemirim ao definir a existência de três malucos e uma baterista (lê direito mané: UMA!) que andam berrando o libidinoso refrão “Quero fazê amor” na língua pátria de Iggy Pop, nos inferninhos astrais da capital mineira. Mas é possível que seja o mais notório dos Carlos desse país a justificativa mais elegante para explicar o nascimento dos The Dead Lovers Twisted Hearts.

Estilo! Algo que a banda tem de sobra e está em falta no mercado. Já estava na hora de apresentar: Ivan (voz e guitarra base), Velvs (baixo e piano), Guto (guitarra solo), e elevando o coeficiente cool nas alturas, a baterista Pati, não parecem se importar muito em reinventar a roda já bastante gasta do roque, e sim caírem na estrada com o melhor combustível possível: diversão babe!


Autoramas
Foto: Lucas Correia
Julho de 2012 e os Autoramas estão de volta de sua nona turnê européia! Depois de catorze shows por Portugal, Holanda, Suíça e Alemanha – onde mais uma vez dividiram os palcos com a banda japonesa Guitar Wolf – eles trouxeram na bagagem a versão em vinil do seu mais recente álbum, “Música Crocante”. 

O disco tem distribuição no mercado europeu pelo selo Sounds of Subterrania e no Brasil pela Coqueiro Verde. “Música Crocante e” reflete uma nova e produtiva fase de amadurecimento musical do grupo e vem recebendo ótima aceitação pela crítica especializada, configurando entre
os dez melhores discos nacionais de 2011 pela Revista Rolling Stone Brasil e pelo site Rock Press, além de ter sido eleito o melhor disco do ano pelo site Rock em Geral.
A canção “Domina” também ficou entre as melhores músicas de 2011 pela Rolling Stone Brasil e levou o título de melhor música pelo site Rock em Geral. O show da turnê de lançamento do disco foi destaque na lista “melhores espetáculos de 2011” da Revista Bravo.
Produzido pelo próprio Autoramas e por Gabriel Zander, o disco contou com a ajuda dos fãs para ser viabilizado através de um crowdfounding em parceria com o site Embolacha (www.embolacha.com.br).