CMFI


A III edição do Circuito Mineiro de Festivais Independentes (CMFI) chega no segundo semestre de 2012 a 20 cidades e potencializa ainda mais os processos colaborativos entre pontos e agentes culturais de Minas Gerais. Cada festival, ao conectar em rede seus shows musicais, sarais, intervenções artísticas e cabarés de teatro, constrói uma ampla plataforma por onde circulam artistas, formando públicos e potencializando estéticas. Na mesma medida, os festivais tornam-se campus de formação livre que agregam laboratórios culturais, por meio de oficinas e observatórios temáticos, e possibilitam percursos de conhecimento espalhados no Estado.
Criado em 2010, o circuito surge da necessidade dos coletivos culturais potencializarem a gestão de suas ações em rede, com a execução de estratégias coordenadas pelos próprios grupos nos territórios. Em 2011, as rotas de intercâmbio da música e das artes integradas do CMFI promoveram 300 shows em 14 festivais, com a participação de 1.200 artistas que se apresentaram para um público de mais de 80 mil pessoas.
Em 2012, o circuito fortalece sua musculatura, aprimora seus processos de produção com ganho de infraestrutura e equipe, e alcança sete mesorregiões do Estado: Região Metropolitana, Vale do Aço, Triângulo Mineiro, Norte, Sul, Zona da Mata e Campos das Vertentes. O CMFI conta com o Patrocínio da Vivo e Grupo Telefônica, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Governo de Minas Gerais integrando a plataforma Conexão Vivo. O CMFI é filiado à Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes, e entre seus apoios, consta o Programa Música Minas e inúmeras parcerias já firmadas entre grupos culturais/coletivos, iniciativa privada local e poder público municipal.



http://circuitomineiro.org/